02/09/2011

Nova fase...

Dia 30 minha princesinha teve consulta no pediatra,ele disse que ela está ótima com 6.600e 65 cm,pra mim ela não engordou muito,mas cresceu bastante.Ela nasceu antes da data prevista,com 2,800 kg e 49 cm,mas acho que ela vai ser pequena que nem a mamãe...Aliás acho ela muito parecida comigo!!!
Agora vamos começar com a nova fase,dia 31,as 9:00 hs ela tomou uma mamadeira pequena de suco de laranja,tomou tudo sem cara feia como da primeira vez que tentei...
Depois comeu sua primeira papinha (assim que der posto as fotos),eu que fiz,com batata,cenoura,carne,couve e caldinho de feijão,ela comeu bastante..De sobremesa comeu meia maçã,ah essa ela adorou,até resmungava quando demorava pra dar!!!Estou adorando essa nova fase,ela aceita bem os alimentos,quero dar as sopinhas da nestlé também,assim que compra falo como ela reagiu.Por enquanto estamos começando aos poucos,daqui 10 dias damos inicio a janta.Também vou começar a dar leite,mas vou continuar a amamentar!
Gosto de fazer as papinhas,fiz dos meus três filhos,mas também dei as de potinhos,e acho que também são muito boas...
Introdução de alimentos

A partir de agora, mesmo ainda sendo amamentado no peito, o bebê precisa dos nutrientes de outros alimentos para sustentar o crescimento saudável. O leite continua tendo um papel importante, mas sucos e papinhas doces e salgadas devem entrar em cena, complementando a alimentação do pequeno. Nesse processo, além de apresentar ao filhote novos sabores e texturas, você terá a chance de ajudar seu filho a construir práticas saudáveis de alimentação. “Os hábitos alimentares não são herdados, mas adquiridos. Por isso, o papel dos pais no desmame é essencial”, afirma a pediatra Maria Aurora Brandão, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Passo a passo
A introdução de novos alimentos deve ser feita de maneira gradual, sempre observando se a criança está tolerando bem a transição. “Na maioria dos casos de alergia alimentar, os sintomas são gastrointestinais, como vômitos e diarreias. Um número menor de bebês pode apresentar vermelhidão e ressecamento da pele; e uma minoria manifesta problemas respiratórios”, explica o pediatra Antonio Carlos Pastorino, da Unidade de Alergia e Imunologia do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo. Diante de algum desses sinais, é preciso evitar os alimentos suspeitos e pedir a orientação do pediatra. Agora, se tudo vai bem, basta avançar, etapa por etapa, na rotina do desmame.

1. Dar suco no copinho de transição, evitando mamadeira
2. Não colocar açúcar nas papinhas de fruta
3. Evitar sal
4. Substituir temperos prontos por ervas frescas
5. Oferecer as refeições em horários fixos, longe da TV
6. Amassar a papinha com garfo em vez de bater no liquidificador ou passar na peneira. Isso preserva as fibras e estimula a mastigação
7. Abolir pratos industrializados
8. Preferir frutas, legumes e verduras da estação
9. Entender que os pequenos comem sempre de acordo com suas necessidades. Nem mais nem menos
10. Dar papinhas congeladas nos dias de correria. Congelar não provoca grande perda de nutrientes

Frutas, oba!
O desmame começa com o oferecimento de um suco de frutas, de preferência pela manhã, entre as mamadas. “A laranja-lima costuma ser bem aceita por causa do sabor doce. Mas, aos poucos, é interessante diversificar e até misturar duas ou três frutas no mesmo suco para despertar o paladar da criança”, ensina o pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, professor da Universidade Federal de São Paulo.

Depois de alguns dias, também as papas de frutas podem ser introduzidas, como um lanche da tarde, no intervalo das mamadas. Raspadinhas ou amassadas, elas ajudam a criança a treinar a capacidade de receber alimentos com a colher. Não se assuste se, no começo, seu filho cuspir tudo que você oferecer. “Esse movimento é involuntário. Para evitálo, a mãe deve colocar a comida mais ou menos no meio da língua do bebê e ter paciência. Dois ou três dias são suficientes para que o pequeno aprenda”, garante A partir daí, tanto o suco quanto a papinha continuam na dieta da criança como uma saudável opção de lanche pela manhã e à tarde.

Venham os salgados
 Chega a vez da papa salgada, inicialmente em substituição a uma mamada próxima do horário do almoço. “Sugiro que as mães comecem refogando uma folha, uma raiz e um legume com temperos suaves e sem sal. Quando estiverem macios, eles podem ser amassados com um garfo e oferecidos ao bebê”Assim que seu filho se acostumar ao paladar salgado, essa papa básica deve ser incrementada com a adição de cereais (arroz, aveia, milho), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), carnes e ovos. “No início, é melhor cozinhar a carne junto com os legumes e retirá-la no final. Aos poucos, conforme a criança demonstrar aceitação, a mãe pode oferecê-la também – bem desfiadinha para evitar engasgos”

A orientação de só introduzir peixes e ovos após os 12 meses caiu por terra. Hoje, os pediatras já sabem que, quanto antes eles forem consumidos, menor o risco de alergias. Ainda não há, porém, consenso sobre a melhor fase para adicioná-los às papinhas. Na dúvida, siga a recomendação do pediatra. “No caso específico dos ovos, é melhor introduzir primeiro a gema”

20 é o número de vezes que você deve oferecer um mesmo alimento ao bebê para ter certeza de que ele realmente não gostou daquele sabor

Nenhum comentário:

você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...




Ratings and Recommendations by outbrain